sábado, 17 de julho de 2010

Eclipse (2010)



O terceiro filme da franquia “Crepúsculo” traz novamente a trama adolescente do momento. No qual Bella, Edward e Jacob vivem um triângulo meloso, ops, digo, amoroso. Inicialmente, afirmo que acabo assistindo filmes assim, acho eu, mais por camaradagem e fidelidade a amigos do que por curiosidade. A saga de Stephenie Meyer não me serve nem como boa literatura e muito menos como sétima arte. Então vamos à minhas conclusões:

Mesmo considerado por muitos o melhor até o momento, Eclipse ainda peca. Dessa vez vem discutir sobre as decisões, escolhas de Bella. A pobre ainda se vê dividida entre viver como uma vampira imortal ao lado do seu amado Edward ou continuar humana e sucumbir os seus desejos carnais ao lado do seu melhor amigo Jacob (Que aparece novecentas vezes em cena sem camisa!). Mas ao invés de procurar se aprofundar sobre essas escolhas e suas conseqüências, o filme se arrasta com a mesmice deixada pelos filmes anteriores, de quem ela deve escolher: o lobo ou o vampiro.

Há os vilões, Victoria volta acompanhada por exército de vampiros novos para vingar-se de Bella. As cenas de lutas estão mais intensas, cenários mais sombrios. Tudo apropriado para o público jovem assistir e vibrar. Mas nada soa desafiador ou novo. O Clã de vampiros liderados pela atriz Dakota Fanning aparece mais uma vez, mas sem dizer ao que veio. Isso para aumentar mais o suspense desse “folhetim” para os seguintes.

É uma pena ver filmes que tem uma comunicação mais direta com os jovens visando apenas sucesso nas bilheterias. A adolescência é uma etapa complicada que normalmente é tratada como “mais uma fase que vai passar” pelos mais velhos, mas é nela que criamos sensibilidade, caráter e auto-afirmação para fase adulta. Eclipse vem confirmar o que eu venho percebendo ultimamente de que os adolescentes são produtos e estão crescer rodeados por um mundo consumista e vazio de sentimentos.

Ah, quase ia me esquecendo de falar algo legal do filme: sua trilha sonora é bem bacana. Apenas isso.

Cotação: ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário