domingo, 20 de junho de 2010

AVATAR



Não sei o porquê de iniciar um blog com um filme que nem de longe estava entre os mais cotados para ver. Mas o filme acabou caindo em minhas mãos e eu acabei assistindo. E aviso que meu intuito aqui é de comentar filmes que acabo de assistir. (Acho que assim não me chega a dar preguiça se eu deixar para depois)Então vamos lá!

O filme levou mais de uma década para ficar pronto. Isso se deu porque na época o filme ficaria bem caro e quase inviável para ser realizado. Pois então, o longa foi bem dirigido e produzido. Efeitos visuais de primeira! Mas o roteiro é fraco e batido. E ao meu ver, isso é erro grave para qualquer filme.

Ok, a mensagem ambiental está lá. O homem com toda sua sede por poder e vestido em sua arrogância tentando destruir Pandora como fez na terra. E tem os Na’vi protegendo sua mãe natureza. Isso até que é mostrado em quase toda a trama: a importância de conservar e manter o equilíbrio de tudo ao redor. Legal! De acordo com tudo que se está sendo comentado na atualidade. Mas acho isso tudo mera desculpa para se aplicar a alta tecnologia que Cameron entende. A animação “Wall-e” foi mais barata e dá o recado com mais eficácia.

A ideia que achei bacana foi o uso de avatares para circular em Pandora, visto que os humanos, não conseguem respirar sem aparelhos no planeta. Isso pode ser associado com ao uso de várias tecnologias que usamos para nos relacionar na Internet, como por exemplo o second life. Outro assunto atual.

Enfim, a combinação entretenimento e efeitos foi bem dosada. Tudo pensado para atrair maior número de público possível. Os detalhes impressionam. O que justifica o uso do óculos 3D. Saberemos mais para frente o impacto disso tudo em outros filmes do gênero. Entretanto, o filme cai no velho clichê da batalha do bem contra o mal, tudo com um olhar bem superficial e preguiçoso. Se tivessem trabalhado o roteiro da mesma forma que fizeram com os efeitos, teríamos um filme mais interessante ao invés de um filme fraco. E o que temos aqui é apenas boa pedida para quem vê o cinema como puro entretenimento.

Cotação: Fraco.

Um comentário:

  1. Olá!

    Eu achei o filme muito chato também. Nem a novidade do 3D e os efeitos especiais foram suficientes para me deixar acordade durante todo o filme...

    ResponderExcluir